10/01/2012

JORNALISTAS COM VISÃO DE EMPRESÁRIO




Divulgação/Cruzeiro Esporte Clube

Durante a semana li milhões de matérias, comentários e colunas sobre futebol. O tópico da vez é a transferência do meia argentino Montillo, do Cruzeiro para o Corinthians.
Concordei com muita coisa que foi dito sobre a qualidade do jogador, um dos melhores meio-campistas, senão o melhor, do Brasil. Porém, algo negativo também chamou minha atenção: a visão de "empresário de jogador" que alguns jornalistas/colunistas/torcedores têm sobre o assunto.
Dizem que o time mineiro deveria vender logo seu melhor jogador para o atual campeão brasileiro, pois ele está prestes de completar 28 anos (faz aniversário no dia 14 de abril) e, talvez a Raposa não tenha outra oportunidade de lucrar com a venda do jogador.
Essa é a visão que toma conta dos brasileiros que se acostumaram a ver seus craques sendo vendidos para outros clubes, principalmente do exterior. Fixou-se a ideia de que jogador bom/excelente/craque será vendido de qualquer forma. Mas a história vem mudando e o caso de Neymar exemplifica isso. Lucas e Leandro Damião também continuam por aí.
Já está na hora de os companheiros de imprensa, torcedores e clubes de futebol passarem a pensar no futebol como um espetáculo de entretenimento. O torcedor que acompanha seu clube quer ver títulos, quer ver seu time campeão. Não quer que seu clube do coração lucre com a venda de seu melhor atleta, ou seja, seu ídolo.
É fato que Montillo faria bem a qualquer equipe no Brasil e, no meu entendimento, no mundo. Mas faz muito melhor aos olhos dos cruzeirenses que têm a chance de vê-lo em campo todos os finais de semana vestindo a camisa azul-celeste.
Fica, Montillo!

Juliana Flister/Globoesporte


Nenhum comentário: